terça-feira, 7 de julho de 2015

Anti-social VS Introvertido

Existe uma grande confusão na cabeça das pessoas em relação às definições de anti-social e introvertido. Eu própria tinha dificuldade em compreender os termos e assimilar realmente o que cada um significa. São coisas diferentes e não andam propriamente de mãos dadas. Ora vejamos:




Anti-social
«São as pessoas que não se prendem a padrões sociais de convívios. Alguém que não sente a necessidade de convivência com outros, não sente necessidade de comunicar, de ser educado, de elogiar e de ser elogiado, de se divertir com outros. Geralmente, são chamados de egoístas por ter um estilo de vida individualista.»
Introvertido
«Uma pessoa que, após interação social, precisa de passar tempo sozinha para "recuperar". Gostam de estar em casa, bibliotecas, parques tranquilos que muitas pessoas não conhecem ou outros lugares isolados; gostam de pensar e de ficar sozinhos. Nem todos os introvertidos são tímidos, alguns podem ter grandes vidas sociais e adoram falar com os amigos, mas depois precisam de algum tempo sozinhos para "recarregar". Os introvertidos são mal interpretados e vulgarmente chamados de "tímidos" ou "anti-sociais" porque a maioria da população é composta de pessoas extrovertidas.»

Eu sou anti-social desde sempre, no entanto sempre tive amigos e mantenho amizades desde a infância, porque o facto de se ser anti-social nada tem nada a ver com o facto de ter ou não amigos. Claro que existem vários eventos sociais que gosto de ir, como concertos ou festivais, mas sempre me senti muito mais confortável com pessoas que conheço e de quem gosto. Prefiro estar com essas pessoas do que estar sozinha, mas prefiro estar sozinha a estar com alguém com quem não me sinto 100% confortável. É difícil explicar isto. Eu gosto de estar em situações sociais e de conhecer novas pessoas, gosto mesmo, mas não me sinto confortável a fazer conversa de circunstância e é por isso que gosto mais de estar perto das pessoas com quem sinto uma empatia imediata. Também prefiro estar a escutar do que a falar e apenas intervir se tiver algo importante ou relevante para dizer. Não falo por falar e sinto muitas vezes necessidade de algum silêncio. Acho que sou mais anti-social do que introvertida (tendo em conta as definições acima), porque não sinto propriamente necessidade de estar sozinha depois de estar com alguém. Nisto tudo, o mais importante é respeitarmos todas as pessoas, porque somos todos diferentes.

6 comentários:

  1. Percebo-te perfeitamente, também sou assim meio "bichinho do mato", ehehehe. just kidding, Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso que muitas vezes me chamam. :P

      Eliminar
  2. É engraçado falares deste assunto porque é algo em que penso imenso. Tendo em conta estas definições considero-me introvertida. A palavra utilizada nessa definição, "recuperar", faz todo o sentido. Gosto de passar o dia com pessoas, mas só as mais chegadas, e depois ter umas horas só para mim, sem ter que falar com ninguém. Tenho a perfeita noção que a maioria das pessoas me considera uma anti-social, ou até mesmo arrogante, mas é apenas isso. Preciso de umas horas por dia só para mim e quando não as posso ter admito que é perfeitamente visível na minha cara que não me apetece nada estar com ninguém. Sei que nisso sou muito transparente e quem me conhece sabe quando é melhor não falar comigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei estas definições muito fáceis de interpretar e muito correctas. :) É bom saber que somos todos diferentes, só falta à maioria das pessoas perceber isso mesmo e aprenderem a compreender os outros.

      Eliminar
  3. Percebo-te perfeitamente. Também sou assim e sou muitas vezes mal interpretada mas enfim...Pelo que li das duas definições arrisco dizer que sou um pouco de ambas. Gosto de conviver mas também gosto de ter os meus momentos a só. enfim vai-se la entender e dar um nome a isto ehehe beijinhos amei este post!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu também nunca sei bem dizer o que sou! Umas pessoas chamam-me tímida, outras introvertida... Anti-social é visto como uma coisa má, mas não é assim tão horrível. :) Nada disto é, apenas são características que uma minoria das pessoas tem!

      Eliminar