sexta-feira, 6 de maio de 2016

Ser feliz todos os dias

Há aquela famosa frase "eu não sou feliz todos os dias". A mim apetece-me dizer o contrário: sim, sou feliz todos os dias. Está bem que às vezes há alturas em que isto parece impossível, mas a verdade é que estarmos aborrecidos, chateados ou simplesmente fartos de alguma coisa não faz com que sejamos infelizes nesses momentos. Vivo no século XXI, num país desenvolvido, tenho uma família que gosta de mim e várias outras pessoas com quem posso contar. Não tenho tudo o que quero, claro, mas tenho tudo o que preciso. É demasiado precipitado dizer-se que não somos felizes todos os dias, porque felicidade nada tem a ver com o nosso estado de espírito num determinado dia. E se eu consigo fartar-me de rir simplesmente a ouvir rádio ou sentir-me feliz com uma música, um gesto, uma paisagem... significa que sou feliz, não? Claro que há aqueles dias em que dava tudo para desaparecer, simplesmente evaporar, mas são efectivamente menos do que os outros. Mesmo nesses, não posso dizer que sou infeliz, estou apenas cansada e saturada e isso, se virmos bem, acaba por passar.

Mas e vocês, são felizes todos os dias? Ou acham que a felicidade é uma coisa passageira?

2 comentários:

  1. Eu sou da tua opinião. A felicidade não é um estado de espírito isolado num momento, é um estado de vida. E apesar de ter muitos estados de espírito menos agradáveis, de haver dias em que estou simplesmente cansada da minha vida ou de não ter/estar como ou onde me imaginava, sinto que sou uma pessoa feliz todos os dias, porque é esse o estado da minha vida apesar das contrariedades típicas do dia-a-dia. Sou feliz todos os dias, sim. Há que olhar por o copo meio cheio! :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu já fui da mesma opinião que tu, estava sempre a "evangelizar" essa filosofia, e ainda agora tendo a concordar. Mas sinto que já não acredito tanto nela, já tenho dúvidas. Afinal, o que é mesmo a felicidade? Fico presa nesta pergunta, demasiadas incertezas.

    É só mais um blog

    ResponderEliminar