quarta-feira, 20 de abril de 2016

As saudades que doem

Quando as pessoas te falam em saudades tu acenas sempre, porque sim, nós compreendemos, todos já sentimos saudades alguma vez na vida. Seja de pessoas que estão longe, de pessoas que já se foram embora ou mesmo de lugares ou alturas da vida que já lá vão. Toda a minha vida senti saudades, principalmente dos meus avós, que partiram demasiado cedo, mas também de ser criança e não ter preocupações ou mesmo de cidades que visitei e que guardo com carinho. Também sinto saudades de pessoas que, por alguma razão, saíram da minha vida, como amigas de infância e dos tempos de escola. Mas nada de muito especial. São saudades que vão e vêm, como as pequenas recordações que por vezes me surgem na cabeça. Saudades que se sentem com tranquilidade, quase com um sorriso no rosto, numa espécie de nostalgia. Só que, muito raramente, aparece um tipo de saudades que dá cabo de mim, um tipo de saudades que só mais recentemente comecei a conhecer e que preferia muito mais nem sequer saber que existe. São as saudades que doem. Querer pegar no carro e fazer 300km só para acabar com elas. Querer que aquele dia tão esperado chegue já. Querer não gostar tanto para que as saudades desapareçam de vez. Porque sim, é saudável, faz bem e só fortalece aquilo que sentimos por alguém, mas dói que se farta. O que vale é que só um número muito restrito de pessoas fazem com que eu as sinta. Mas mesmo assim, não quero. Aquela conversa de que o mundo é pequeno e o longe faz-se perto não é verdade. De que vale o mundo ser pequeno se está sempre trânsito? Se o tempo não estica e ainda não temos o poder da omnipresença? Bem, resta-me esperar (e desesperar) para que passe. Quando estas saudades têm uma solução já nos podemos dar por muito satisfeitos.

2 comentários:

  1. Pensa que são só 300 km.. E digo só porque para mim são 1500 km que só são acessíveis por avião.. Ainda assim, têm solução. E é nisso que temos de nos concentrar!

    ResponderEliminar
  2. Sofro tanto com as saudades... Até saudades por antecipação consigo ter!

    ResponderEliminar