sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

República Dominicana #1

Não sou propriamente a pessoa mais viajada do mundo, mas já tive a sorte de poder conhecer um bocadinho mais além do nosso país (e muitos sítios de Portugal também). A primeira vez, e única, que saí da Europa foi para ir até à República Dominicana com a minha prima, em 2013. Foi uma semana memorável e das melhores férias que já tive. Foi por isso que decidi partilhá-la convosco, para alguém que esteja a pensar ir até lá ou que tenha curiosidade em saber como é. Vou contar-vos de tudo um pouco, em vários posts para não cansar, e mostrar-vos muitas das fotos que tirámos nestes dias.

A minha prima é que tratou de tudo com a ajuda de uma agência, fomos em Junho e ficámos no Resort Grand Bahia Principe La Romana, que fica precisamente na cidade de La Romana. A viagem de avião demorou cerca de 8h e posso dizer-vos que se fez mesmo muito bem, fomos com a companhia White Airways, tanto na ida como na volta, e fomos tratadas lindamente. A comida era óptima e das duas vezes colocaram dois filmes a dar, que não vi porque fui quase sempre a dormir. Quando chegámos a Punta Cana estava um calor abrasador, mas também estava a chover torrencialmente. Tivemos que pagar as taxas de entrada no país e depois fomos num pequeno autocarro, que já estava à nossa espera, até ao resort. Foi logo nessa viagem de cerca de meia hora que ficámos com as primeiras impressões do país. É um país muito pobre, cheio de gente, com casas que em nada se assemelham ao que vemos por cá. Há bancas por todo o lado, mais de 6 pessoas numa mota, cães escanzelados, vacas magrinhas e tão diferentes. O trânsito é um caos organizado, com uma condução que parece não ter regras. Conduzem muito devagarinho e há lombas completamente ridículas que parecem destruir o carro todo.

Chegadas ao resort, mais ou menos à hora de almoço, fomos comer, conhecer o resort, o nosso quarto, a piscina enorme e a praia que ficava mais ou menos a 1 segundo do quarto. Tudo demasiado bom para ser verdade. Nesse dia fomos também falar com o senhor que trata das visitas pelo país e decidimos fazer duas viagens em dois dias diferentes, uma para conhecer a tão famosa Ilha Saona e outra para nadar com golfinhos. Os restantes dias foram para aproveitar ao máximo o resort, onde ficámos em regime de tudo incluído e que tinha tanta coisa que mais parecia uma cidade. Para além do restaurante buffet onde podíamos fazer as três refeições principais, existiam ainda outros 3 restaurantes, gourmet, italiano e de peixe, onde podíamos marcar uma refeição para fazer num dia à escolha. Foi o que fizemos logo no primeiro dia também, queriamos aproveitar tudo. Havia ainda um bar na piscina, um bar na praia e bares um pouco por todo o lado onde podíamos pedir o que bem nos apetecesse. Mais: um casino, ginásio, spa, lojas e uma hamburgaria aberta à noite para se tivéssemos fome (nunca lá fomos).

Nos primeiros 2 ou 3 dias senti muito o jet lag, ficava cheia de sono às 22h, o que me dava realmente pena porque havia sempre tanto a acontecer. Todas as noites existiam espectáculos para ver no palco principal e vimos muitos deles. Noutras vezes ficávamos simplesmente até anoitecer na praia ou na piscina. A única desilusão mesmo grande nesta viagem foi a água da praia, tivemos o azar de ficar na única zona do país onde a água não é transparente, mas sim meio baça e para juntar a isso: alforrecas. Montes de alforrecas. Na primeira vez que fomos à praia meti-me logo dentro de água, a apreciar o facto de estar tão quentinha, mas rapidamente saí quando fui picada por uma alforreca. Nunca me tinha acontecido e posso dizer-vos que dói como tudo, lá veio um dos funcionários borrifar-me com vinagre dizendo que aquilo passa e tal. Pois está bem. Fiquei com uma bela marca no joelho durante todas as férias. Mas esta foi mesmo a maior chatice de todas, sei que se voltasse para lá iria para um resort em Punta Cana ou noutro local mais seguro. Mas isto não estragou a viagem, longe disso.

Fiquem agora com algumas fotos dos primeiros dias. Contarei tudo sobre as nossas viagens pelo país, a visita à Ilha Saona, nadar com golfinhos, snorkeling, a ida ao zoo e muitas outras coisas noutros posts.






















3 comentários:

  1. Espero este ano fazer a minha primeira viajem para lá da Península Ibérica :)

    ResponderEliminar
  2. Também já fui à republica dominicana! é um verdadeiro paraíso! adorei taanto! e estas fotos são mesmo boas para partilhar a meio do inverno, para fazer saudades do verão :P

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar