sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

De onde és tu?

Eu não sou de Lisboa. Não nasci, não cresci e nem sequer alguma vez vivi em Lisboa. Mas sinto esta cidade como sendo minha. Vivo numa vila a cerca de 50km de Lisboa. Passei toda a minha infância e os primeiros 12 anos de escola por lá. Mudei três vezes de casa, mas sempre dentro da mesma vila. A única vez que vivi fora foram os 6 meses que passei em Madrid a trabalhar. Sinto um carinho muito especial por este lugar que me viu nascer e crescer, sentirei sempre. É a minha casa, um sítio calmo, com coisas boas e outras más. O bairro onde vivo é tudo de bom, perfeito para passear os cães, para correr, para passear, para estar em modo descanso total. Mas se essa vila é a minha casa, Lisboa é a minha cidade. É a cidade onde passo mais tempo, para onde venho praticamente todos os dias desde os 17 anos quando entrei na faculdade. Adoro passear por Lisboa, ir às compras, visitar sítios que já conheço como a palma da minha mão, ir ao Chiado, onde trabalhei durante vários meses, à Baixa, subir a Avenida da Liberdade. Ir a Belém conhecer novos restaurantes e descobrir, de todas as vezes, um novo e renovado fascínio pelo Mosteiro dos Jerónimos. Visitar Benfica onde passei 3 anos da minha vida a estudar e onde tirei a carta de condução. Lisboa é a cidade onde quero um dia poder viver. Apesar de gostar tanto de, ao fim do dia, fugir do trânsito infernal e entrar na minha vila, pequenina e tão sossegada. O problema de morar (muito) longe do local de trabalho são as horas que se perdem no caminho. Sinto que ando sempre de um lado para o outro. Casa, trabalho, escola, casa, (...). Juntando a tudo isto o trânsito que quase sempre apanho e pronto, conseguem perceber o porquê de preferir viver mesmo em Lisboa ou pelo menos mais perto. Até porque neste momento sinto que não sou de lado nenhum.


3 comentários:

  1. Passa-se o mesmo comigo mas em relação ao Porto. Talvez um dia vivamos mais perto ou mesmo nas nossas cidades do coração :)

    ResponderEliminar
  2. Pelo que demonstras aqui moras em Setúbal?
    Eu vivo em Lisboa e não trocava por nada esta azáfama :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não moro em Setúbal, mas numa vila perto de Palmela. Gosto do sossego de lá viver, mas quero muito viver em Lisboa, para estar mais perto de tudo :)

      Eliminar