quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Este mundo é um sítio demasiado assustador para viver

Quando tinha 10 anos e a minha mãe me levou ao psicólogo (por causa da morte da minha avó), lembro-me da médica me perguntar: tens medo de quê? E eu, muito decidida, respondi: de nada. Ela olhou-me daquela maneira que só os psicólogos parecem conseguir e avaliou-me uns segundos, depois disse: tu tens medo de tudo. Era verdade. Ainda é. Todas estas notícias de terrorismo têm mexido comigo, dou por mim a ver imagens e notícias a toda a hora. Atá já me pus a pesquisar sobre o 11 de Setembro e outros ataques que já aconteceram. Penso que este assunto mexe com quase toda a gente, é difícil não pensar em todas as pessoas que sofrem com isto e mesmo em nós. Estaremos assim tão seguros? Eu penso que não e isso deixa-me muito inquieta. Sei que não podemos viver com medo, passo a vida a dizer isso a mim própria, mas na prática é muito difícil. Também acho que não devemos dar mais importância às pessoas que morrem em Paris do que a todas as outras que morrem noutros países mais longe, mas isso não depende só de nós, tem muito a ver com a comunicação social e com o que ela nos informa. Paris tocou-me especialmente por ser aqui tão perto, por ser uma cidade que eu via como mágica e tão especial. Mas o 11 de Setembro foi bem mais longe e também me chocou e continua a chocar profundamente. Sinto que nunca mais vamos estar seguros, que nunca mais vou andar de avião tranquila e nunca mais vou conseguir viajar sem um medo acrescido. E também que não estamos totalmente seguros aqui, nunca estivemos na verdade, nem do terrorismo nem de outras coisas mais triviais. Isto que aconteceu em Paris foi só mais um acontecimento para nos lembrar que não estamos seguros em lado nenhum.

3 comentários:

  1. também tenho medo, muito. Mas tento não pensar muito nisso, senão não vivemos!

    ResponderEliminar
  2. Paris não é mesmo nada longe de nós. E isto está a tomar umas proporções que também me assustam...

    ResponderEliminar
  3. Esta foi bem apanhada, n tenho medo de nada e a psicologa, tens medo de tudo lol.
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

    ResponderEliminar