quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Eternos estagiários

Entrei para este maravilhoso mundo do trabalho há cerca de um ano, pouco depois de terminar a licenciatura. Fiz um estágio não remunerado, depois um estágio muito mal remunerado e finalmente tive um emprego mas no estrangeiro. Voltei para Portugal e o que é que eu estou a fazer neste momento? Mais um estágio. Remunerado é certo, bem remunerado até, mas mesmo assim um estágio. Ora, revendo o que estágio significa ficamos a saber que, segundo o priberam, é um "período durante o qual uma pessoa exerce uma actividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional". Está certo, era mais ou menos a ideia que eu tinha do que um estágio deve ser, mas em nenhum momento isto aconteceu comigo. Os estágios onde estive foram como empregos, onde me ensinaram as coisas básicas para trabalhar com programas específicos e disseram quais as minhas funções e objectivos. Nunca recebi nenhum tipo de formação ou contribuição para o meu aperfeiçoamento profissional. Acho que, talvez com o surgimento dos estágios IEFP, Portugal começou a achar que todos os empregos devem começar com um estágio que poderá, passados uns 9 ou 12 meses, tornar-se num emprego onde iremos fazer exactamente o mesmo que fazíamos no estágio. Eu não me importo muito com esta denominação, até porque nunca me senti estagiária (sendo até difícil recordar-me do facto), mas custa-me que as empresas se aproveitem desta mania e continuem a oferecer apenas e só estágios. Porque digam o que disserem, custa um bocado já ter tido um emprego e depois voltar a estagiar. É mais ou menos o mesmo que passar de cavalo para burro, mas pior.



Período durante o qual uma pessoa ou um grupo exerce uma actividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional.

"estágio", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/est%c3%a1gio [consultado em 20-11-2014].
Período durante o qual uma pessoa ou um grupo exerce uma actividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional.

"estágio", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/est%c3%a1gio [consultado em 20-11-2014].

4 comentários:

  1. Por um lado compreendo-te mas felizmente, nem todas as empresas se aproveitam dessa forma como tu dizes :)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo um círculo vicioso.... :|

    ResponderEliminar
  3. E cada vez mais as empresas se aproveitam


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar